ENSINO
O ingresso escolar na primeira infância é um processo, uma transição da casa ou de outra escola para a escola atual.
Essa transição do conhecido para o desconhecido deve ser muito respeitada, pois inaugura novas relações, novos sentimentos e novas percepções. Dessa forma, a criança vivencia esse processo de maneira bastante singular e é inserida no contexto coletivo de forma gradativa.
Na Villare, os ambientes são preparados diariamente para que possibilitem ações, experimentos multissensoriais e relações sempre permeados pela cultura e pela nossa concepção de criança única e investigativa. No período de acolhimento de alunos e familiares, esses ambientes são potencializados para que estabeleçam vínculos e significados importantes nessa chegada à escola. É importante que esses contextos apresentem uma regularidade, garantindo, assim, a previsibilidade e a confiança que a criança começa a construir.
Nossas referências pedagógicas
A nossa proposta pedagógica é pautada em contribuições de renomados estudiosos da educação e do desenvolvimento infantil. As abordagens de Reggio Emilia e Emmi Pikler também norteiam o processo de aprendizagem.
Originária da Itália, a abordagem de Reggio Emilia valoriza o conhecimento prévio das crianças e oportuniza contextos significativos para que elas atuem como protagonistas de sua própria aprendizagem. Os alunos são encorajados a expressar suas ideias e seus pensamentos e são incentivados pelos educadores, que atuam como mediadores.
Na abordagem Pikler, os princípios enfatizados pela pediatra húngara Emmi Pikler, contemplam o desenvolvimento neuropsicomotor da criança bem pequena (1 – 3 anos), considerando a conquista da autonomia gradativa, a independência das crianças desde os primeiros anos de vida, além do incentivo ao “movimento livre”.
O brincar é essencial ao ser humano e, na primeira infância, permeia o processo de aprendizagem. As crianças constroem e compartilham as brincadeiras, por meio de diferentes linguagens.
Os contextos investigativos, elaborados com elementos de diferentes materialidades, potencializam o brincar e o interesse genuíno das crianças em explorar, criar e compartilhar suas experiências. O brincar faz parte de nossos dias na Villare.
A língua inglesa está presente nas interações escolares desde os primeiros anos, o que traz inúmeros benefícios às crianças.
As aulas e as vivências em inglês estão relacionadas às diferentes áreas do conhecimento e são pensadas cuidadosamente para cada uma das faixas etárias.
Durante a Educação Infantil, os alunos são expostos à imersão parcial na língua inglesa, ou seja, inglês e português caminham juntos em projetos e sequências didáticas. Dessa forma, podemos garantir não apenas a exposição natural à língua adicional e aos aspectos culturais a ela relacionados, mas também a interação e a valorização da cultura brasileira na formação primária de nossos alunos.
1 ano e 4 meses*
Carga horária
Meio período: 7h30 – 12h ou 13h – 17h30
Semi-integral: 7h – 13h ou 13h – 19h
Integral: 7h – 19h
Atividades complementares:
- Encontros Musicais
- Movimento Corporal
- Prática do inglês: 30 minutos por dia no período regular e 60 minutos por dia para alunos de turno integral.
2 anos*
Carga horária
Meio período 7h30 – 12h ou 13h – 17h30
Semi-integral 7h – 13h ou 13h – 19h
Integral 7h – 19h
Atividades complementares:
- Encontros Musicais
- Movimento Corporal
- Prática do inglês: 30 minutos por dia no período regular e 60 minutos por dia para alunos de turno integral.
3 anos*
Carga horária
Meio período 7h30 – 12h15 ou 13h – 17h45
Semi-integral 7h – 13h ou 13h – 19h
Integral 7h – 19h
Atividades complementares:
- Encontros Musicais
- Movimento Corporal
- Dança
- Judô
- Natação
- Prática do inglês: 90 minutos por dia para alunos do período regular e 120 minutos por dia para alunos do período integral.
4 anos*
Carga horária
Meio período 7h30 – 12h15 ou 13h – 17h45
Semi-integral 7h – 13h ou 13h – 19h
Integral 7h – 19h
Atividades complementares:
- Encontros Musicais
- Movimento Corporal
- Dança
- Judô
- Natação
- Futebol (opcional)
- Prática do inglês: 90 minutos por dia para alunos do período regular e 140 minutos por dia para alunos do período integral.
5 anos*
Carga horária
Meio período 7h30 – 12h15 ou 13h – 17h45
Semi-integral 7h – 13h ou 13h – 19h
Integral 7h – 19h
Atividades complementares:
- Encontros Musicais
- Movimento Corporal
- Dança
- Judô
- Natação
- Futebol (opcional)
- Atividades em inglês: 90 minutos por dia para alunos do período regular e 140 minutos por dia para alunos do período integral.
*Os alunos devem completar a idade indicada para cada grupo até 31 de março do ano vigente, de acordo com a Deliberação CEE nº 166/2019, do Conselho Estadual de Educação.
A primeira infância é rodeada de cuidados, e a escola é um lugar de encontros, gentileza, afetividade e de valorização da cultura do brincar. Oferecemos a oportunidade de as crianças pesquisarem e apreciarem suas conquistas e usarem diferentes e potentes materiais para o enriquecimento da aprendizagem. Valorizamos a parceria com as famílias a partir do primeiro contato com a escola, em um espaço de construção de conhecimento, de aprendizagens significativas e de histórias compartilhadas.
Coordenadora geral da Educação Infantil