ENSINO
A Escola Villare desenvolve um currículo acadêmico completo, que insere o aluno em diferentes contextos de aprendizagem investigativa e criativa e de desenvolvimento de ações de formação cultural e interação social.
Além do nosso currículo bilíngue, somos parte do internacionalmente reconhecido grupo de escolas Cognita e, recentemente, recebemos a chancela de Cambridge International. Esse credenciamento não só enriquece a reputação da Villare, mas também representa mais oportunidades e melhorias no currículo acadêmico, fortalecendo a perspectiva global, um de nossos pilares educacionais.
No entanto, além do padrão internacional de educação, nosso projeto pedagógico enfatiza o caráter local e colaborativo das atividades escolares, bem como a contínua revisão e atualização delas, quando for necessário. Nossa visão educacional é voltada para o desenvolvimento integral do indivíduo, não apenas do estudante. É por esse motivo que afirmamos com confiança que escolher a Villare é fazer “uma escolha para a vida.”
A Villare é reconhecida na região metropolitana de São Paulo pelo alto desempenho de seus estudantes em exames como o Enem e os vestibulares. De acordo com o mais recente relatório divulgado pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, com dados de 2019, a Villare obteve posição de destaque no Exame Nacional do Ensino Médio, levando em conta as notas das questões objetivas.
- Escola do ABC Paulista com as melhores notas no Enem
- Top 3 no Estado de São Paulo
- Posição 15° no ranking nacional.
Em 2022, o ranking do PISA for Schools – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes revelou que a Villare figura entre as melhores escolas do mundo. Em 2018, a média atingida pelos alunos da Villare superou a de países como Singapura, Canadá, Finlândia, Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão, Dinamarca e outros gigantes da Educação. Na avaliação, foram considerados conhecimentos nas categorias: geral, leitura, matemática e ciências.
- Valores humanos como fundamentos da educação.
- Estímulo ao desenvolvimento do gosto pelo ato intelectual de aprender a partir da multiplicidade de oportunidades de aprendizagem.
- Promoção da pesquisa e dos saberes científicos, filosóficos e artísticos como eixos centrais das ações didáticas.
- Valorização da expressão, do exercício da palavra e da apreciação dos bens culturais.
- Profissionais engajados em uma comunidade de aprendizagem ativa, permanente e comprometida com os desafios da contemporaneidade.
Acreditamos que o processo de aprendizado deve estar em sintonia com o que ocorre no mundo. Nesse sentido, a sala de aula é uma representação do mundo, tornando essencial que nossos profissionais estejam alinhados a essa filosofia. Entendemos que muitas vezes os estudantes podem questionar a relevância de certos tópicos, perguntando-se “onde aplicarei esse conhecimento na minha vida adulta?”. Por isso, nossos professores estão sempre prontos para praticar uma educação com perspectiva ampla. Por exemplo, o ensino da matemática é associado a princípios como ética e responsabilidade, assim como à educação financeira. Essa mesma lógica se aplica às demais disciplinas.
Dispomos de um serviço complementar de apoio ao estudante em seu processo de aprendizagem. A adesão pode ser por iniciativa do aluno ou por indicação da escola.
Caso o aluno não atinja a média mínima, participará de estudos de recuperação ao final do ciclo e, ao final do ano, poderá participar de exames finais em até três disciplinas.
Fazemos parte de um dos maiores grupos educacionais do mundo, a Cognita, composto por aproximadamente 80 mil estudantes em 16 países. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, oferecemos um modelo de educação bilíngue dinâmico e integrado às principais áreas do conhecimento, como Matemática, Ciências, História, Geografia e Artes, dentro do período regular de aulas.
A nossa recente parceria com a Cambridge International, estabelecida em 2023, também levará à implementação de elementos do currículo oficial de Cambridge, incluindo, por exemplo, a disciplina de Global Perspectives para alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais. Asseguramos a incorporação de componentes do currículo de Cambridge, sempre respeitando o cumprimento da BNCC – Base Nacional Comum Curricular Brasileira.
O ensino de línguas adicionais sempre foi tópico de grande importância na Escola Villare. Elas instrumentalizam nossos alunos para que possam participar de um maior número de atividades em diferentes esferas da vida, como a acadêmica e a profissional. Por isso, a escola sempre teve no currículo, da Educação Infantil ao Ensino Médio, uma carga horária maior voltada a esse aspecto do que a maioria das escolas da região.
Os resultados obtidos pelos nossos alunos nos Exames de Cambridge evidenciam a qualidade do trabalho realizado. Em 2022, 144 alunos prestaram exames em diferentes níveis e tivemos mais de 90% de aprovação.
A valorização de línguas adicionais, no entanto, não é sinônimo de desvalorização da língua e da cultura locais, ou seja, o currículo da Villare pauta-se na discussão e na criação de experiências que propiciam o desenvolvimento de aspectos linguísticos e culturais tanto relacionados à língua materna quanto às línguas adicionais (inglês e espanhol, a partir dos anos finais do Ensino Fundamental).
Contamos com um departamento focado em auxiliar os estudantes que almejam realizar intercâmbios, exames de proficiência e até mesmo ingressar em universidades estrangeiras.
A partir do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, os alunos têm a oportunidade de participar de intercâmbios culturais fora do Brasil. Atualmente, podem participar do intercâmbio oferecido pela Ardmore Language School, uma escola do grupo Cognita. O contato com a perspectiva internacional também acontece por meio da participação em eventos internacionais, como as olimpíadas Canguru.
A Villare é um centro preparatório oficial dos exames de Cambridge. Além disso, orientamos nossos alunos durante o processo de candidatura para o ingresso em universidades no exterior. Também os direcionamos para a preparação e a realização de exames como o SAT, ACT, IELTS, TOEFL (língua inglesa) e DELE (língua espanhola).
Adotamos uma política de salvaguarda, que envolve todos os membros da comunidade escolar. Esse pilar sustenta-se em iniciativas como projetos anti-bullying, comitê de bem-estar, clube de mentores, transporte escolar seguro, PSHE – Personal, Social and Health Education Policy, entre outras ações que garantem o bem-estar físico e emocional dos alunos.
Além disso, reconhecemos que as famílias também são parte integrante da escola. Na prática, isso significa não apenas a divulgação de informações escolares para os pais e responsáveis, mas também a sua participação ativa nos eventos escolares — especialmente durante a Educação Infantil. Isso pode acontecer por meio de jogos, celebrações e outras atividades colaborativas. Adicionalmente, estabelecemos, em conjunto com os pais, os horários gradativos para a adaptação de novos alunos na escola.
Na Villare, somos defensores da aprendizagem ampliada, isto é, o ensino que ultrapassa os elementos básicos da estrutura curricular. Por essa razão, incentivamos, tanto dentro do horário regular quanto no programa de período integral, diversas experiências que contribuem para a exploração, prática e desenvolvimento de habilidades complementares.
Essas práticas envolvem diversos campos de conhecimento, como cultura, esporte, tecnologia, ciências e aulas de reforço. No âmbito das atividades complementares, oferecemos o curso de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) que prevê o desenvolvimento do Pensamento Computacional por meio de atividades plugadas e desplugadas, cujos desafios propostos almejam trazer soluções para problemas reais.
Saiba mais sobre o Ensino Fundamental Anos Iniciais e a educação bilíngue na Villare
Saiba mais sobre o Ensino Fundamental Anos Finais e a educação bilíngue na Villare