ENSINO
Lugar do cuidado e da experiência.
A Educação Infantil é a essência de nossa escola. Nossas raízes partem de 1989 com os primeiros passos no Recanto Verde Piu Piu.
Com o tempo, nos tornamos Villare, do latim “pequena vila”, o que traduz nossa imagem de uma escola voltada à formação de uma comunidade de aprendizagem, que se fortalece na coletividade ao mesmo tempo em que se dedica integralmente ao desenvolvimento singular de cada aluno.
Integrado à Educação Infantil, o berçário tem por objetivo unir cuidados e educação, em um espaço tranquilo que transmite confiança, afetividade e aprendizagens significativas aos bebês.
Estamos aptos a receber crianças a partir de 4 meses de idade.
Cuidar em Todos os Sentidos
Para nós, a criança é o centro da aprendizagem.
O acolhimento e o envolvimento das famílias e dos educadores no processo educativo são cuidados pela Villare como um valor e são fundamentais na construção do vínculo entre criança e educador.
O contato com as famílias é parte importante no projeto pedagógico da Villare, elas são convidadas, desde os primeiros dias de aula, para participar do acolhimento de seus filhos e são informadas, diariamente, de todo o processo de adaptação aos espaços da escola e educadores.
Durante o ano, familiares são convidados para participarem de vivências com o grupo de seus filhos, essa possibilidade reforça o compromisso de proximidade na rotina das crianças.
Além disso, o acompanhamento do desenvolvimento nas diversas linguagens presentes em nosso projeto pedagógico acontece por meio de reuniões com educadores, de relatórios e portfólios.
Espaço como Terceiro Educador.
Na Villare, os ambientes são preparados diariamente para que possibilitem ações, experimentos multissensoriais e relações, sempre permeados pela cultura e pela nossa concepção de criança única e investigativa.
No período de acolhimento de alunos e familiares, esses ambientes são potencializados para que estabeleçam vínculos e significados importantes nessa chegada à escola. É importante que esses contextos apresentem uma regularidade, garantindo, assim, a previsibilidade e a confiança que a criança começa a construir na relação com os espaços que compõem a escola.
Entendemos que o espaço é o terceiro educador, por isso nossas instalações são amplas, abertas, sem fronteiras, ricas em recursos de estímulo ao desenvolvimento, que propõe desafios dinâmicos para instigar escolhas e exploração individuais, extraindo a potência de cada bebê, respeitando o desenvolvimento de cada um.
O Berçário possui espaços organizados com diferentes tipos de materiais (não estruturados, naturais e convencionais) que promovem experiências e explorações sensoriais e possibilitam a exploração e investigação. A criatividade e persistência na solução de desafios acontecem quando o bebê é convidado a vivenciar e se desenvolver em seu tempo.
A organização e cuidado com ambientes visa trazer conforto, cuidado, bem-estar e estimular o senso estético nas crianças. Os momentos de história e música, inseridos de forma fluida na rotina, estimulam a imaginação e a criatividade, além da habilidade de escuta e convívio social.
Nossas referências pedagógicas
A busca permanente por inovação pedagógica e formação constante de nossos educadores faz da Villare referência na área educacional.
A excelência de nossa equipe é revelada em nossas práticas pedagógicas inspiradas em
contribuições de renomados estudiosos da educação e do desenvolvimento infantil.
A primeiríssima infância, que abrange as idades de 0 – 3 anos, é inaugurada no berçário.
Uma cultura de cuidados e um olhar sensível para as necessidades e potencialidades dos bebês é primordial para oferecer vivências tanto educacionais quanto sociais na chegada à escola.
Acreditamos que, a partir de uma educação de qualidade, podemos oferecer um desenvolvimento saudável e apropriado aos bebês.
A abordagem Pikler traz importantes contribuições para a faixa etária de 0 – 3 anos.
Os princípios enfatizados pela pediatra húngara Emmi Pikler, inspiram nossos momentos no berçário e garantem a importância que reveste a educação de bebês.
São premissas que contemplam o desenvolvimento sadio da criança bem pequena, considerando a conquista da autonomia gradativa, a importância dos cuidados corporais, o vínculo saudável com o adulto, a interação entre pares, as iniciativas apresentadas pelas crianças, a importância de uma rotina bem cuidada com espaços e materiais para brincar e experimentar, além do incentivo a motricidade livre.
Acolhimento e adaptação gradativa
O apoio dos pais e o auxílio aos profissionais da escola são muito importantes para que esse processo aconteça de forma natural. A Villare, em comum acordo com os pais, estabelece os horários de adaptação, que ocorre de forma gradativa.
A educação bilíngue é concebida com base em um modelo dinâmico, beneficiando a integração de diferentes atividades lúdicas e estímulos sensoriais em língua portuguesa e inglesa. Isso possibilita que, desde muito pequenas, as crianças tenham familiaridade, vivenciem ambas as línguas e criem um repertório linguístico bilíngue, sem perder os elementos culturais da língua de nascimento.
4 meses, aproximadamente, a 1 ano e 3 meses
(ou até que a criança tenha firmeza no caminhar)
Opções de Carga Horária
Meio período: Matutino 7h30 – 12h ou Vespertino 13h – 17h30
Semi-integral: 7h – 13h ou 13h – 19h
Integral: 7h – 19h
Integral com Jantar: 7h – 19h
Condições:
- Para ingressar no Berçário o(a) bebê precisa ter 4 meses completos até o início das aulas.
- Bebês que completarão 1 ano a partir de 01 de abril, permanecerão no Berçário até o final do ano letivo.
- Bebês que completam 1 ano até 31 de março, depois que começam a andar com maior autonomia, devem realizar o processo de passagem para o Grupo Amarelinho.
Respondemos às principais dúvidas das nossas famílias:
Para ingressar no Berçário os bebês precisam ter 4 meses completos.
A permanência no berçário se dá de acordo com a data de corte que é 31 de Março.
Os bebês que completam 1 ano a partir de 01 de abril, permanecerão no Berçário até o final do ano letivo.
Bebês que completam 1 ano até 31 de março, depois que começam a andar com maior autonomia, devem realizar o processo de passagem para o Grupo Amarelinho da Educação Infantil.
Sim, nosso atendimento é limitado a uma turma com, no máximo, 20 bebês.
Nosso atendimento é de 1 adulto para cada 3 a 4 bebês, na média.
A introdução alimentar é combinada com a família, sendo assim, inicia-se em casa no final de semana e a escola dá continuidade, de acordo com as orientações da família e do pediatra, respeitando restrições, casos de alergia e intolerância alimentar.
A Villare entende que o leite materno é um alimento completo, que proporciona todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos bebês até o sexto mês de vida.
Por isso, estamos preparados para que a família possa trazer o leite materno devidamente identificado, com data de validade e embalagem apropriada. Realizamos todos os procedimentos para o descongelamento conforme orientação da nutricionista.
Sim, pedimos para cada família providenciar o leite materno ou fórmula e enviar à escola, com identificação e quantidade (doses).
Sim, oferecemos leite para o bebê conforme orientação da família e do pediatra.
O horário para soninho/descanso respeita a individualidade de cada bebê, sendo de livre demanda.
Temos o espaço dedicado ao soninho com berços individuais, onde os bebês são monitorados pelas educadoras e também por babá eletrônica.
Não é necessário trazer enxoval para a escola, a Villare disponibiliza sem custos extras os próprios travesseiros, fronhas, lençóis e edredons, para uso individual dos bebês.
Sim, os bebês brincam em todos os espaços da escola, sempre acompanhados das educadoras com todo cuidado e atenção. Os materiais são selecionados com antecedência, para que seja de acordo com a faixa etária e favoreça o desenvolvimento dos bebês.
*Os alunos devem completar a idade indicada para cada grupo até 31 de janeiro do ano vigente, de acordo com a Deliberação CEE nº 166/2019, do Conselho Estadual de Educação.
A primeira infância é rodeada de cuidados, e a escola é um lugar de encontros, gentileza, afetividade e de valorização da cultura do brincar. Oferecemos a oportunidade de as crianças pesquisarem e apreciarem suas conquistas e usarem diferentes e potentes materiais para o enriquecimento da aprendizagem. Valorizamos a parceria com as famílias a partir do primeiro contato com a escola, em um espaço de construção de conhecimento, de aprendizagens significativas e de histórias compartilhadas.
Coordenadora geral da Educação Infantil e Berçário