Com tantas opções de escolas, a busca por uma instituição de ensino que ofereça uma educação de qualidade se torna ainda mais desafiadora. A Escola Villare se sobressai nesse quesito, tendo um corpo docente altamente qualificado e uma estratégia curricular diferenciada, que possibilita a construção do projeto de vida pelos estudantes e a obtenção de ótimos resultados em exames como o ENEM, vestibulares entre outros.
Não se trata do resultado pelo resultado. O que realmente conta são as oportunidades abertas para cada aluno na realização de seus projetos pessoais. Os resultados da escola são a somatória dessas conquistas individuais.
Nesse sentido, a consideração dos resultados do ENEM e das aprovações nos vestibulares permite a ponderação entre as qualidades autorrelatadas pelas escolas e as oportunidades que elas possibilitam a seus alunos, a partir do desempenho em avaliações independentes. No caso da Escola Villare, nossos estudantes têm alcançado, historicamente, altíssimos índices de proficiência nas provas do ENEM, bem como a aprovação em cursos e Universidades muito concorridos, no Brasil e no exterior.
Esses mesmos resultados também são alcançados na proficiência da Língua Inglesa, aferida pelo Exame de Cambridge. A consistência de uma performance de altíssimo nível ao longo do tempo resultou no reconhecimento da Escola Villare como um Centro Preparatório do Exame de Cambridge de “Gold level”, o nível mais elevado concedido.
Além do ENEM e dos vestibulares, a Villare também se destaca no “PISA for Schools”, uma avaliação das habilidades de Leitura, Matemática e Ciências da Natureza preparada pela OCDE. Essa avaliação possibilita a comparação da aprendizagem dos alunos de uma escola com a dos alunos de diversos países. Por dois anos consecutivos, os nossos estudantes demonstraram alto nível de desempenho, com resultados superiores à média da OCDE e de vários países europeus.
Assim, os resultados de elevado nível da Escola Villare no ENEM, nos vestibulares e no “PISA for Schoo”l demonstram, de modo categórico, a qualidade superior da aprendizagem de nossos estudantes. Revelam, também, uma miríade de oportunidades abertas para a consecução de seus projetos de vida.
Uma escolha para a vida — como é a Escola Villare — deve ser completa! Por isso, esses resultados acadêmicos se articulam com a construção do apreço pelo ato intelectual de aprender, do amplo repertório cultural, da responsabilidade social e das competências e dos valores necessários à construção da vida ética no século XXI. Todos esses são os temas dos próximos posts no nosso blog.
Ernani Soares de Paula
Coordenador Pedagógico do Ensino Médio